Cirurgia Plástica Unifesp - EPM

A Disciplina de Cirurgia Plástica da UNIFESP - EPM teve início em 1933 com a fundação da Escola Paulista de Medicina. A regência da Cátedra era do Prof. Dr. Antonio Prudente. No período de 1976 a 1995 esteve sob a chefia do Prof. Dr. Jorge de Moura Andrews. Nesta época a DCP tinha leitos em conjunto com outras disciplinas até o final da década de 80, quando assumiu a enfermaria de 7 quartos, com 3 leitos cada, somando 21 leitos. Em março de 1995, com a aposentadoria do Prof. Dr. Andrews, a Profa. Dra. Lydia Masako Ferreira é nomeada regente e chefe da DCP. Neste ano foram criados: Cirurgia aos sábados; Ambulatório de Pequenas Cirurgias; Centro de prevenção e Tratamento ao Câncer de pele; Laboratório de Microcirurgia; Setor de triagem da Casa da Cirurgia Plástica; Setor de Voluntárias; Atendimento ao Pronto Socorro do Hospital São Paulo 24hs; Campanha de prevenção do Câncer de Pele; Reiniões de revista e o Serviço de Divulgação Médica do Fator UV-B à população. Após a posse da Profa. Dra. Lydia no cargo de Prof. Titular, em 14/08/96, a mesma criou 07 setores: Trauma Maxilo Facial; Urogenital; Microcirurgia; Reconstrução Cabeça e pescoço; Reconstrução Mamária; Cosmiatria; Estética.

A assistência é realizada nos Ambulatórios, Centro Cirúrgico, diariamente nos períodos da manhã e tarde, com cirurgias aos sábados e atendimento ao Pronto Socorro 24hs.

Na Casa da Plástica dispomos dentre outros, de Laboratório de Microcirurgia, Biotério, Laboratório de Pesquisa experimental e toda estrutura para atendimento e cirurgias.

SETOR - MICROCIRURGIA

Coordenadores: Dr An Wan Ching e Dr José de Arimatéia Mendes

Atividades assistenciais
Atendimento aos pacientes do Hospital São Paulo, às terças-feiras, das 13:00h às 18:00h no prédio dos ambulatórios.

-Seqüelas de ressecções oncológicas em Cabeça e Pescoço 
-Sequëlas de traumas em geral 
-Paralisias faciais 
-Sequëlas de queimaduras 
-Reconstruções penianas com retalhos livres

Projetos de pesquisa:
-Reparação e regeneração de nervos periféricos.
-Fatores que influenciam nas anastomoses microcirúrgicas.
-Qualidade de Vida X Tipo de Reconstrução.
-Retalhos perfurantes: mapeamento das artérias perfurantes com doppler pré-operatório
-Retalhos perfurantes: indicação, dissecação e transplante de retalhos passíveis de inervação sensitiva